O Santa Clara, promovido à I Liga portuguesa de futebol, venceu hoje na visita ao Estoril Praia, por 4-1, após reviravolta, na primeira jornada da edição 2024/25 do campeonato.

No Estádio António Coimbra da Mota, a formação da casa adiantou-se no marcador com um golo de Alejandro Marqués, aos 19 minutos, mas o Santa Clara deu a volta ao resultado com tentos de Vinicius, aos 44, Safira, aos 70, na conversão de uma grande penalidade, Ricardinho, aos 74, e João Costa, aos 83.

 

O Santa Clara, que regressou à elite do futebol português após uma época de ausência, juntou-se a Sporting, Boavista e FC Porto no grupo de equipas que entraram na I Liga a vencer, perante um Estoril Praia que ainda não contou no banco com o técnico escocês Ian Cathro, devido a problemas relacionados com o visto.

COMENTÁRIO

Santa Clara regressa à I Liga com reviravolta e goleada perante o Estoril Praia

O Santa Clara goleou hoje no terreno do Estoril Praia, por 4-1, num jogo da primeira jornada da I Liga de futebol em que esteve a perder e empreendeu uma segunda parte de qualidade.

Com o triunfo expressivo no duelo disputado no Estoril, o técnico Vasco Matos consumou o regresso mais desejado dos açorianos ao primeiro escalão, que somaram três pontos, ocupando a liderança partilhada do campeonato.

Por seu lado, o conjunto da Linha de Cascais, que estreava a equipa técnica liderada pelo escocês Ian Cathro, ficou sem pontos na primeira jornada da prova.

O Santa Clara começou melhor, mas, contra a corrente do jogo, o Estoril Praia marcou primeiro, aos 19 minutos, através de Alejandro Marqués, com um remate rasteiro e colocado após ter sido solicitado por Yanis Begraoui como ‘pivô’ de costas para a baliza no interior da área.

O conjunto açoriano reagiu muito bem à adversidade e, perto do intervalo, aos 44, restabeleceu a igualdade numa iniciativa individual de Vinícius Lopes, que arrancou ainda a partir do seu meio-campo para apenas travar junto à entrada da área e em zona frontal para atirar rasteiro para o 1-1.

O Santa Clara regressou para a segunda parte com o mesmo ímpeto ofensivo e esteve perto de voltar a marcar aos 66, numa dividida no interior da área após centro tirado pela esquerda para cabeceamento muito perigoso de Alisson Safira.

Uma tentativa desperdiçada que se revelaria um indício de uma reviravolta que haveria de se materializar minutos depois com uma grande penalidade convertida pelo mesmo Safira, após derrube do guarda-redes Dani Figueira a Gabriel Silva na área ‘estorilista’.

Pouco depois, impulsionado pelo golo apontado, o Santa Clara desferiu a ‘estocada final’ na partida, aos 74 minutos, através de um contra-ataque finalizado pelo recém-entrado Ricardinho, assistido por Safira.

No período final da partida e já com o triunfo ‘no bolso’, a equipa insular ainda confirmou a goleada, aos 84 minutos, graças ao trabalho realizado por dois jogadores que haviam integrado a partida dois minutos antes – Matheus Pereira assistiu João Costa para o 4-1 final, garantindo a estreia perfeita no jogo que colocava o regresso dos açorianos à I Liga.

Estoril Praia – Santa Clara (declarações)

Declarações após o jogo Estoril Praia – Santa Clara, da primeira jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje no Estoril e que os açorianos venceram, por 4-1:

Vasco Matos (Treinador do Santa Clara): “Somos uma equipa que ainda não tem muita experiência de I Liga e que é composta por jogadores com pouca experiência de I Liga, mas estes ciclos fazem parte do nosso crescimento, há que saber geri-los e interpretá-los também e aproveitar para crescer o mais rapidamente possível.

O Estoril Praia é uma equipa forte, muito forte, o que ainda dá mais mérito à nossa vitória. Agora, como digo, é continuarmos a evoluir, temos muita coisa para evoluir e para crescer. Foram só três pontos e a temporada é longa, todos sabemos que este é um campeonato longo e difícil e há que manter o foco. É uma vitória do grupo e a energia não vem só de dentro.

[Segue-se uma receção ao FC Porto na próxima jornada] Sabemos da mais-valia que vai ser o nosso adversário, uma equipa muito forte, mas vamos preparar-nos como sempre, da mesma forma, e preparar bem o jogo”.

O Estoril Praia não se fez representar por qualquer elemento da sua equipa técnica na sala da conferência de imprensa.

 

 

PUB