O município da Praia da Vitória vai comemorar no domingo o 195.º aniversário da batalha travada entre absolutistas e liberais, com a inauguração de um núcleo expositivo, a realização de uma conferência e a apresentação de um livro.
De acordo com o programa, naquele dia, pelas 09:00 locais (mais uma hora em Lisboa), no forte de Santa Catarina, será inaugurado o Núcleo Expositivo dedicado à Batalha da Praia, ocorrida em 11 de agosto de 1829, e ao papel dos Açores nas Lutas Liberais.
Segue-se, pelas 14:30, nos Paços do Concelho, a conferência “1829 e a Moderna História Militar dos Açores”, por Sérgio Rezendes. O programa comemorativo termina pelas 15:00, com a apresentação da reedição do livro “Memorial da Praia da Vitória”.
“A batalha de 11 de agosto de 1829, travada entre as tropas absolutistas e as liberais, na baía da Praia, marcou o fim do antigo regime. Depois de cerca de seis horas de combate, as tropas liberais venceram e a ilha Terceira tornou-se o ‘rochedo da liberdade’, o único suporte da causa constitucional portuguesa. Por este motivo, mais tarde (1837), a vila da Praia ganhou o título ‘da Vitória’”, segundo o município.