O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu na terça-feira à inauguração da ampliação do Parque Industrial do Nordeste, um marco significativo para o desenvolvimento económico deste município da ilha de São Miguel.

Em resposta à crescente procura de empresas e entidades interessadas em se instalar no Parque Industrial do Nordeste, a Câmara Municipal decidiu ampliar o parque industrial, um processo que começou em 2019 na fase de projeto e cuja obra teve início em 2023.

A ampliação inclui 14 novos lotes destinados à instalação de unidades industriais, com dimensões e configurações variadas para atender a diferentes necessidades. Os lotes já estão equipados com as infraestruturas necessárias, abrangendo uma área total de aproximadamente 3,97 hectares. O projeto foi submetido a uma candidatura ao PO Açores 2020 e cofinanciado pelo FEDER, com um investimento total de €1.817.083,82-

José Manuel Bolieiro elogiou a “visão estratégica” da Câmara Municipal do Nordeste, destacando o compromisso com o desenvolvimento do município e a “capacidade de acreditar no futuro”.

“A criação de riqueza faz-se, simultaneamente, pelo investimento público estratégico, mas muito fortemente através das dinâmicas do investimento privado”, afirmou.

O governante sublinhou ainda a importância de se criar condições favoráveis para o investimento privado, afirmando que “o investimento privado confiante e de expectativa para o bom sucesso é gerador de emprego e de riqueza”.

O Presidente do Governo declarou ainda que este tipo de investimento fortalece a capacidade de retenção da população no Nordeste, ao criar empregos e fomentar a confiança das empresas e do investimento privado.

A ampliação do parque industrial é vista como um passo crucial para atrair novos empreendedores e impulsionar a economia local, naquela que tem sido uma abordagem proativa da Câmara Municipal de Nordeste.

“A política e o público devem ter um sentido estratégico, criando condições para que o investimento privado seja bem-sucedido”, acrescentou José Manuel Bolieiro, falando à margem da visita.

A ampliação do Parque Industrial do Nordeste representa um investimento estratégico que promete trazer benefícios significativos para a Região, numa combinação de apoio público e confiança no investimento privado.

PUB