O deputado, eleito pelos Açores, destacou que “Sendo de uma região europeia marítima por excelência, como são os Açores, esta eleição constitui para mim uma honra, mas representa também uma responsabilidade acrescida, pois muitas das comunidades piscatórias em toda a Europa enfrentam hoje desafios e problemas e as pressões sobre os nossos pescadores, sobretudo ao nível dos rendimentos, sobre os próprios recursos piscícolas e os nossos mares são enormes”.
André Franqueira Rodrigues considerou “ser positiva a inclusão, pela Presidente Von der Leyen, nas prioridades políticas da Comissão para a legislatura, do desenvolvimento de um “Pacto Europeu para os Oceanos”, destinado a assegurar “a boa governação e a sustentabilidade dos nossos oceanos em todas as suas dimensões. Enquanto Grupo dos Socialistas e Democratas teremos de manter uma atitude vigilante e reivindicativa quanto a este objetivo, para que a sustentabilidade dos nossos Oceanos – tão necessária como premente – seja também a sustentabilidade das nossas comunidades piscatórias.”
Os coordenadores são eleitos pelos membros titulares de cada comissão parlamentar por um período de dois anos e meio e exercem responsabilidades específicas no que diz respeito à coordenação das atividades, pontos de vista e funções dos membros do Grupo na comissão em causa. São ainda responsáveis pela coordenação das atividades dos membros da sua comissão, pela supervisão da atribuição de relatórios e pela apresentação ao Grupo da lista de oradores para a reunião plenária. Exercem ainda a função de porta-voz do Grupo em sede de Comissão.
André Franqueira Rodrigues, 47 anos, jurista, foi indicado pelo PS Açores para a lista nacional às eleições do Parlamento Europeu, do passado dia 9 de junho, tendo sido eleito em quinto lugar. Foi deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na XIII legislatura, e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS. Desempenhou ainda funções como assessor do Presidente do Governo Regional dos Açores no XI e no XII Governos Regionais dos Açores.