O Governo dos Açores vai iniciar na segunda-feira uma visita estatutária à ilha Graciosa, onde vai inaugurar um novo Centro de Processamento de Resíduos e anunciar a requalificação do centro de saúde, foi hoje anunciado.
Na agenda dos trabalhos, a que a agência Lusa teve hoje acesso, na segunda-feira, primeiro dia da visita, está marcada uma reunião entre o Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) e a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa (a única da ilha), liderada pelo social-democrata António Reis.
Na terça-feira, vai acontecer a inauguração do Centro de Processamento de Resíduos da ilha Graciosa, cerimónia que será presidida pelo líder do executivo regional, José Manuel Bolieiro, que também vai estar presente na abertura da formação “Freguesias 2024”.
Também na terça-feira, Bolieiro vai visitar o antigo centro de saúde de Santa Cruz para “anúncio do lançamento do procedimento de contratação das obras de reabilitação do edifício”, estando ainda prevista a reunião entre o Governo Regional e o Conselho de Ilha.
Na quarta-feira, último dia da visita, o Governo Regional vai visitar a “empreitada de construção da nova aerogare do Aeródromo da Graciosa”.
De agenda constam ainda reuniões do secretário regional do Mar e Pescas com a Associação dos Pescadores Graciosenses e da secretária da Educação, Cultura e Desporto com a direção do Museu da Graciosa.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.