O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu na terça-feira à inauguração da requalificação urbana da Frente Mar da Horta, exemplo de “entendimento” entre o Executivo e o poder local, no caso o município da ilha do Faial.

“Esta obra é um exemplo de compreensão e de entendimento, que fez tornar realidade o que hoje aqui inauguramos. Fazemos de mãos dadas o que provavelmente separados não seria possível”, lembrou José Manuel Bolieiro.

E acrescentou: “pôr em primeiro lugar a prioridade de servir o nosso povo, servir os nossos territórios, as nossas ilhas, os nossos concelhos e todas as nossas freguesias. Todos os Açores. Que ninguém fique para trás”.

A empreitada tem um investimento global superior a três milhões de euros, garantindo uma comparticipação financeira do Governo de perto de um milhão de euros, correspondentes a 50% do investimento não cofinanciado.

“O futuro da Horta é mais ambicioso do que a sua história. Com esta estratégia, com esta partilha, teremos futuro no desenvolvimento turístico no Faial. Teremos futuro auspicioso com a capacidade de realização de eventos globais”, sublinhou ainda o Presidente do Governo.

Como resultado desta “estratégia cooperante” entre o Governo Regional dos Açores e o município da Horta, futuramente existirá ainda outra intervenção na Frente Mar da cidade, independente da obra já inaugurada – mas que fará uma sinergia com esta -, e relativa ao edifício de enraizamento da Marina Norte.

“Celebramos a cidade europeia mais atlântica e mais ocidental. O atlantismo da Europa deu-lhe futuro, na sua história. Dar-lhe-á futuro na dimensão dos próximos tempos e das novas gerações”, afirmou o Presidente do Governo.

A Horta assinala esta semana o 191.º aniversário da sua elevação a cidade.

PUB