Maria João Carreiro recebeu em audiência uma equipa de técnicos da OCDE, no âmbito do Mecanismo de Reforço de Talentos, cuja candidatura, promovida pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional de Qualificação Profissional e Emprego, foi aprovada em março.

De acordo com a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, esta primeira reunião nos Açores, na qual participou o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, serviu para os técnicos da OCDE recolherem informações e testemunhos sobre o impacto das alterações demográficas nos Açores.

Na deslocação às ilhas de São Miguel e do Pico, os técnicos reuniram-se, também, com dirigentes da Administração Pública Regional, Administração Pública Central, responsáveis autárquicos, Universidade dos Açores, Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Associação de Municípios da RAA (AMRAA) e outras entidades privadas com e sem fins lucrativos.

Durante a missão de uma semana, os técnicos visitaram, ainda, empresas locais, tendo reunido, no total dos encontros tidos nas duas ilhas, com cerca de 50 pessoas.

O Mecanismo de Reforço de Talentos é uma iniciativa da Comissão Europeia para apoiar as regiões europeias na formação, captação e retenção de talento face a um quadro de declínio acelerado da população em idade ativa.

Este mecanismo vai permitir à Região beneficiar de análises pormenorizadas, recomendações políticas e planos de ação adaptados para enfrentar os desafios demográficos e territoriais específicos através do apoio e aconselhamento especializado da OCDE.

As temáticas a abranger irão incidir sobre o uso do solo e o ordenamento do território, as necessidades relativas às infraestruturas, a prestação de serviços, os vários níveis de governação, as finanças regionais, as tendências locais de emprego, as políticas para reter e reintegrar trabalhadores, entre outras.

A dinamização do Mecanismo iniciou-se em abril deste ano e irá decorrer até maio de 2025.

Entre as 10 regiões europeias selecionadas por um comité de peritos da Comissão Europeia para receberem este apoio estão, além dos Açores, a Região Norte de Portugal, Nord-Vest (Roménia), Castela e Leão e Estremadura (Espanha), Campânia (Itália), Centre-Val de Loire (França), Pohjois-Savo (Finlândia), Tessália (Grécia) e Banská Bystrica (República Eslovaca).

PUB