O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, afirmou este domingo que “há um longo caminho a percorrer na dignificação do poder local” e que “a mesma tem que ser um desígnio de todos os poderes públicos”.

“As Juntas de Freguesia são o poder mais próximo da população, elas é que sabem exatamente quais são as dificuldades e as aspirações da comunidade. Há, por isso, que continuar a caminhar no sentido de reforçar as suas competências e, consequentemente, o envelope financeiro”, afirmou o autarca.

Neste sentido a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem cumprido a sua parte e em 2024 irá transferir para as 24 Juntas de Freguesias do concelho cerca de 3 milhões de euros em contratos interadministrativos, um reforço de cerca de 60% da verba face ao ano passado.

Pedro Furtado, que falava durante as celebrações do Dia da Freguesia das Feteiras, aproveitou o momento para reconhecer o trabalho das entidades de freguesia.

No decorrer da cerimónia, que teve lugar na Casa do Povo das Feteiras, foi também realizada uma homenagem à memória de Jorge Alberto Silva, antigo presidente da junta de freguesia das Feteiras e antigo colaborador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, tendo exercido por mais de 30 anos a função de encarregado da equipa de calceteiros.

“Neste dia de alegria e de comemoração desta grande comunidade que é a das Feteiras, é também importante celebrar quem nela deixou a sua marca. Jorge Silva foi não só um vulto da freguesia como também um profissional notável. Dedicou grande parte do seu tempo a tornar Ponta Delgada mais bela através da sua magnífica calçada portuguesa. Acho que falo por todos quanto digo que a sua missão foi cumprida e que a sua obra e o das dezenas de colaboradores que liderou ficou para todos aqueles que a contemplam diariamente ”, frisou.

Para Pedro Furtado, “são profissionais como Jorge Silva que ajudam a elevar o nosso município. O homem partiu mas a sua obra ficará por muitas gerações. O meu sincero obrigado a ele e a todos os que fizeram e continuam a fazer parte deste projeto”.

PUB