O BE/Açores vai propor a integração na administração pública das “centenas de funcionários” das escolas da região com “vínculos precários”, anunciou hoje o partido, considerando que o Governo Regional não tem sido “honesto” com aqueles trabalhadores.
“O BE apela ao humanismo de Bolieiro para garantir a integração na administração pública de centenas de funcionários das escolas dos Açores que têm vínculos precários – programas ocupacionais e bolsas ocupacionais”, defende o partido em nota de imprensa.
O Bloco adianta que a iniciativa que propõe a integração daqueles trabalhadores deverá ser debatida e votada em julho na Assembleia Regional.
No comunicado, o partido critica a atuação do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), afirmando que existiu uma reunião entre a secretária da Educação e as bolseiras ocupacionais em abril em que foi prometido às trabalhadoras uma “remuneração durante 12 meses em vez de apenas o correspondente ao dia de aulas”.
“Mais tarde”, o executivo “veio dizer que o compromisso seria para implementar apenas no próximo ano letivo, deixando centenas de pessoas sem qualquer remuneração durante o verão”, condena o partido.
“Não foi uma forma honesta de tratar este problema, criando uma expectativa falsa”, visou o deputado e líder do BE/Açores, António Lima, citado na nota de imprensa.
Os bloquistas consideram ainda que o compromisso assumido pelo Governo Regional é injusto porque aquelas trabalhadoras deviam “receber também subsídios de férias e natal como qualquer outro trabalhador”.
António Lima salientou que aqueles funcionários “são necessários durante tantos anos”, tratando-se, por isso, de “necessidades permanentes”.
“O presidente do governo tem dito várias vezes que se considera um humanista. Não é humanista chegar ao fim do ano letivo e mandar toda esta gente embora, sem direito a nada”, afirmou o deputado do Bloco no parlamento açoriano.
O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.