O novo Centro de Emergência Social de Ponta Delgada, com capacidade para receber até 10 utentes e que irá disponibilizar apoio e acolhimento temporário a vítimas de violência doméstica, foi inaugurado na terça-feira, informou hoje o município.

O espaço, inaugurado pelo presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral (PSD), funcionará como solução de transição, de acolhimento temporário, não superior a seis meses, a não ser, em casos excecionais, em que se veja justificada a prorrogação da permanência das vítimas por igual período de tempo.

O novo centro funcionará em estreita colaboração com instituições como a APAV – Açores, UMAR Açores e Centro de Apoio à Mulher de Ponta Delgada e, durante a permanência dos utentes na residência, a autarquia desenvolverá ações para a reinserção social e autonomização em condições de dignidade e segurança.

Citado na nota, o presidente da autarquia de São Miguel salienta que o espaço funcionará de forma gratuita e também se poderá dirigir a pessoas ou agregados familiares vítimas de situações de intempérie, calamidade, catástrofe natural ou incêndio.

PUB