A 13.ª edição da Limpeza da Orla Costeira e Subaquática de Lagoa permitiu a recolha, no sábado, de uma tonelada de resíduos, numa ação promovida pelo município, na ilha de São Miguel, nos Açores, foi hoje anunciado.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa – CEFAL, incidiu em quatro zonas distintas: do Porto dos Carneiros até ao Portinho de São Pedro, do Porto dos Carneiros até ao Complexo de Piscinas Naturais de Lagoa, no Calhau da Relvinha e na Baixa D´Areia.
Segundo uma nota de imprensa da autarquia, no total foram contabilizados 1.019 quilos de resíduos recolhidos, entre madeiras oriundas das intempéries, resíduos urbanos indiferenciados, plástico rígido, ferro, embalagens de plástico e metal, têxteis, resíduos de origem piscatória e calçado.
A ação envolveu cerca de 250 participantes. Citada na nota, a presidente do município, Cristina Calisto, salientou a importância da iniciativa, inserida no Programa Bandeira Azul 2024, com o objetivo de alertar a população para os efeitos nocivos do lixo marinho e para a importância do envolvimento da comunidade em iniciativas desta índole.