O Eco Festival Azores Burning Summer regressa nos dias 30 e 31 de agosto à praia dos Moinhos no Porto Formoso para comemorar a sua 10ª edição de forma especial e em sintonia com a Natureza. Quatro noites de cinema na praia e uma noite dedicada à música cabo-verdiana, são as novidades para 2024.
A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo é uma das características mais marcantes deste evento cada vez mais cosmopolita. Há uma crescente procura pelos sons “exóticos” de outras latitudes. O festival tem conquistado muitos turistas e também as comunidades imigrantes, sobretudo as que residem na ilha de São Miguel, e isso evidencia o cumprimento de um dos principais objetivos do projeto, unir os povos através da cultura e reunir esforços para a construção de um mundo melhor.
A conjugação de um programa artístico e cultural de dimensão internacional com um posicionamento ecofriendly preenche os padrões da procura atual, indo ao encontro de um emergente turismo consciente, onde os lugares não massificados e o empenho na defesa ambiental são sinónimo de qualidade e sustentabilidade.
Música, cinema, ecodesign, veículos elétricos, debates, land art e ações comunitárias são os ingredientes que destacam o Eco Festival Azores Burning Summer, um evento de acesso equilibrado que valoriza a qualidade da experiência por parte do público e a sua relação com a natureza envolvente.
A programação musical em 2024 irá contar com Mayra Andrade acompanhada por Djodje Almeida, Princezito, Ferro Gaita, Moullinex Live com um concerto especialmente preparado para celebrar a 10ª edição do Festival, Da Chick, Xinobi Live, a dupla Moullinex & Xinobi num back-to-back, MOINHOS REVIVAL (duas jam sessions organizadas pelos músicos Jaime Goth e Ricardo Reis), DJ Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, DJ Novo Major, DJ Isilda Sanches, DJ Herberto Quaresma, DJ Pedro Tenreiro, DJ Milhafre, DJ Mesquita & Laura, DJ Narco Paulo e DJ FLiP.
Segundo a CISION, o Azores Burning Summer registou o valor recorde de 19,3 milhões de impressões (audiência acumulada) e um valor equivalente em publicidade (AVE) estimado em 1,2 milhões de euros. Este é um sinal claro de retorno ao investimento que tem sido promovido pela Autarquia da Ribeira Grande, Governo dos Açores e restantes patrocinadores.