Cerca de 1.500 desempregados dos Açores já reforçaram as suas competências profissionais em cursos promovidos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), revelou hoje a secretário regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
Os cursos integram-se numa oferta formativa “ajustada ao perfil dos desempregados e às necessidades de recrutamento das empresas”, de acordo com a governante, citada em nota de imprensa.
Maria João Carreiro – que se reuniu hoje com a direção do Centro de Qualificação dos Açores (CQA), criado em fevereiro de 2023 em alternativa à Escola Profissional de Capelas, no concelho de Ponta Delgada – anunciou que a instituição vai promover na região “um serviço público de formação, qualificação e certificação inovador, moderno e integrado”.
O projeto vai ser “acessível a jovens e adultos, empregados e desempregados, de todas as ilhas, bem como às empresas e entidades empregadoras”, disse.
Para a titular da pasta do Emprego, o CQA “é uma nova oportunidade para que a região possa ter trabalhadores mais bem preparados e empresas mais competitivas”.
Maria João Carreiro referiu que vai arrancar a empreitada de beneficiação e requalificação do centro, um investimento no âmbito do PRR, executado através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas. Estão a ser eliminados os “constrangimentos à atividade formativa do CQA” e o trabalho “está a decorrer conforme está planeado”.
O centro vai ser dotado de valências como um laboratório com maior inovação tecnológica, robótica e inteligência artificial, uma incubadora de empresas para “fomentar o empreendedorismo”, com apoio técnico especializado e aberta a formandos de todas as escolas, e um “FABLAB”, para “estimular a inovação e complementar a formação”
No ano letivo 2024/2025 estão disponíveis dois cursos de certificação profissional de nível IV, no regime DUAL.AÇORES – técnico/a de instalações elétricas e técnico/a de medições e orçamentos – e dois cursos de certificação profissional de nível II, para jovens e adultos com o 6.º ano de escolaridade, nas áreas de manicura-pedicura e operador/a de logística.
Entretanto, em junho vai arrancar um curso de português para cerca de 50 cidadãos estrangeiros e em setembro têm início os cursos à distância para conclusão do 3.º ciclo e do secundário, em horário laboral e pós-laboral, acessíveis a todos os açorianos, independentemente da sua ilha de residência.
Segundo a nota do executivo açoriano, no âmbito das medidas públicas de apoio à qualificação, já foram dinamizadas 20 ações de formação, que abrangeram 350 jovens e adultos, abrangendo áreas como geriatria, pintor de veículos, cortador de carne, soldador/serralheiro ou cozinha/catering.
Em 2023, a Rede Valorizar (com ações de certificação e qualificação) certificou 503 adultos, acima das 46 certificações emitidas, em média, pelos Centros Qualifica, segundo a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional.
O PRR é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que inclui um conjunto de reformas e investimentos destinados a impulsionar a retoma e o crescimento económico, com fundos europeus.
A sua versão final foi apresentada em abril de 2021 e aprovada pelos órgãos europeus entre junho e julho. A assinatura do Acordo Operacional para a sua concretização ocorreu em janeiro de 2022.