Hoje é o dia internacional da saúde feminina que tem como objectivo levantar as questões sobre a conscientização de saúde que afetam as mulheres em todo o mundo, promovendo a saúde e os direitos das mulheres.
É importante cuidar da saúde das mulheres em todas as fases da vida e isso inclui aspetos como a saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, prevenção de doenças e acesso a serviços de saúde de qualidade.
A saúde feminina é uma área complexa e requer o olhar por uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde e terapeuta para um cuidado e bem-estar das mulheres, abordando as suas necessidades de saúde de forma abrangente e personalizada.
Ao promover a saúde feminina garantimos que as mulheres recebam o melhor cuidado possível em todas as fases da vida, desde a menina adolescente, passando pela fertilidade e gravidez até à menopausa.
Muitos profissionais, como médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais do exercício, entre outros, abordam de diversas formas as necessidades especificas das mulheres para que elas sejam saudáveis, tenham famílias saudáveis e assim contribuírem para uma comunidade com mais longevidade.
Sabemos que, segundo a OMS, a saúde não é apenas a ausência de doença, pois é muito importante um olhar na saúde publica que defende a promoção e proteção da saúde feminina para um investimento no futuro das gerações seguintes.
A nutrição funcional e integrativa que tanto defendo permite olhar a mulher no seu todo – físico, mental, emocional e espiritual, para se se possa enquadrar todas as necessidades nutricionais de uma forma saudável, equilibrada e consciente.
A melhor estratégias para ultrapassar os desafios é olhar as analises clinicas e corrigir todos os déficits nutricionais e alterações hormonais que possam estar a comprometer a saúde feminina!
Termino com a seguinte reflexão: Os Alimentos são para Todos os dias.
E a sua Saúde?
Viva Bem… Coma melhor!
Até para a semana!