O detentor do troféu FC Porto participará na final da Taça de Portugal de futebol pela quinta ocasião em seis temporadas, incluindo nas últimas três, tendo juntado seis triunfos para estabelecer um recorde absoluto de 20 vitórias seguidas.
Com 16 golos marcados e dois sofridos perante oponentes de três divisões diferentes, os ‘dragões’ acederam pela 34.ª vez à decisão da prova, na qual procuram a 20.ª conquista frente ao novo campeão Sporting no domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.
Esse percurso arrancou com vitórias na visita ao Vilar de Perdizes (0-2), transferida para Chaves, e na receção ao Montalegre (4-0), ambos do Campeonato de Portugal, quarto escalão, que precederam a goleada na Amoreira ao primodivisionário Estoril Praia (0-4).
Três golos de Evanilson – o segundo de penálti – e outro de Galeno deram ao FC Porto o único triunfo em quatro jogos esta época com os ‘canarinhos’ – que já tinham afastado os então detentores do troféu na fase de grupos da Taça da Liga e impuseram-se por duas vezes na I Liga -, permitindo que os ‘dragões’ escrevessem história na Taça de Portugal.
A equipa orientada por Sérgio Conceição suplantava o recorde de 16 êxitos seguidos do Benfica que tinha sido fixado entre 1979 e 1981, e apurava-se para os quartos de final, dando continuidade nos Açores, onde bateu com reviravolta o Santa Clara (1-2), recém-promovido à elite com o estatuto de campeão da II Liga, num duelo disperso por 22 dias.
O mau tempo motivou a sua interrupção aos 27 minutos e o adiamento de 07 para 29 de fevereiro, dia em que Evanilson e Galeno deram a volta já na segunda parte ao tento de Rafael Martins, levando o FC Porto para um duplo encontro com o Vitória de Guimarães.
Se Pepê adiantou os ‘dragões’ no Minho (0-1), Afonso Freitas ainda igualou a meia-final logo nos primeiros instantes da segunda mão, mas Mehdi Taremi, de penálti, Francisco Conceição e o médio brasileiro asseguraram novo triunfo portista (3-1) e a ida ao Jamor.
Evanilson, com sete golos, e Francisco Conceição, ao assistir por três vezes, lideraram o FC Porto, que tenta lograr a Taça de Portugal pela terceira época seguida, reeditando o período entre 2008/09 e 2010/11, e ampliar o recorde de 10 cetros de Sérgio Conceição.