O Governo dos Açores constituiu um grupo de trabalho para coordenar a revisão do Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA), segundo um despacho publicado hoje no Jornal Oficial.

Segundo o documento, o grupo de trabalho, que será presidido por Rui Coutinho Pereira, técnico superior da Direção Regional do Turismo, terá “âmbito técnico” e visa a “organização procedimental, orientação dos consultores, caso existam, e da equipa técnica”.

Outras das metas são o “acompanhamento da execução contratual, preparação e organização de reuniões e outros eventos, entre outras tarefas necessárias para a boa prossecução do presente procedimento”, lê-se no despacho da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

O executivo açoriano refere que o grupo secunda a aprovação do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores – Horizonte 2030 [PEMTA2030], através da resolução do Conselho do Governo n.º 123/2023, de 09 de agosto de 2023.

De acordo com o Governo Regional, importa “territorializar a nova visão, missão e objetivos estratégicos para o turismo dos Açores, plasmados no PEMTA2030, numa perspetiva de qualificação dos ativos identitários e qualificadores da experiência turística e de promoção dos produtos estratégicos definidos, tendo por base a sustentabilidade do destino turístico e, quando possível, a assunção da sua capacidade regenerativa”.

Pretende-se a implementação de um “instrumento de planeamento e gestão territorial do setor do turismo, inovador e eficaz, na linha do que de melhor se faz noutros destinos turísticos internacionais sustentáveis”, contribuindo para a “salvaguarda e valorização dos recursos naturais, ambientais e paisagísticos”, segundo o despacho.

 

PUB