O Santa Clara mostrou hoje em Mafra pertencer à I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 mesmo já com a subida garantida, muito por culpa dos seus jogadores, segundo o treinador Vasco Matos.

“Tenho de dar os parabéns aos jogadores. Foram os grandes obreiros deste feito, um grupo de grandes homens. Dar os parabéns a toda a gente que trabalhou em prol deste objetivo do clube. Tivemos só um rumo todos juntos e só assim foi possível. Foi um trabalho invisível de muita gente”, afirmou o técnico dos açorianos.

Um ano após ter sido despromovido, o Santa Clara assegurou o regresso, mesmo antes de jogar, graças ao empate 0-0 do AVS com o Leixões, em Matosinhos, na penúltima jornada do campeonato.

Com um jogo por disputar, o Santa Clara soma 70 pontos, mais dois do que o também já promovido Nacional, que foi vencer a Tondela por 3-2.

“É justo o Nacional e o Santa Clara subirem de divisão. São dois arquipélagos onde há grande paixão pelo futebol”, vincou Vasco Matos.

Safira, aos sete minutos, e Calila, aos 13, marcaram os golos dos açorianos, num encontro em que os mais de 300 adeptos do Santa Clara que se deslocaram ao Municipal de Mafra fizeram a festa, entoando cânticos de apoio.

“É para a primeira!”, foi o mais ouvido e a equipa retribuiu no final do encontro ao cantar junto dos adeptos.

O ‘timoneiro’ justificou o feliz desfecho com a regularidade da equipa, que somou 20 triunfos, 10 empates e apenas três derrotas.

“Fomos uma equipa muito regular, uma grande identidade, uma ideia de jogo bem operacionalizada e obviamente hoje é um dia muito feliz para toda a gente e para a região. É merecido, o Santa Clara é um clube de I Liga. É um momento de orgulho e satisfação”, sublinhou.

Na última jornada, o Santa Clara recebe a União de Leiria, ainda com o objetivo de chegar ao título de campeão da II Liga, um feito que conseguiu em 2000/01, então sob o comando de Manuel Fernandes, primeiro, e Carlos Manuel, depois.

“Queremos ganhar o próximo jogo pelo prestígio para as nossas carreiras e fazemos fazer tudo para conquistar o primeiro lugar. Fizemos muita coisa bem feita, batemos o recorde de pontos e quero apelar à presença dos nossos adeptos para fechar o campeonato. Com todos as conquistas tornam-se mais fáceis”, rematou Vasco Matos.

Comandados por Vasco Matos, os ‘encarnados’ de Ponta Delgada vão marcar presença no principal escalão do futebol português pela nona vez, depois de 1999/2000, 2001/02, 2002/03, 2018/19, 2019/20, 2020/21, 2021/22 e 2022/23.

 

PUB