O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, esteve presente na inauguração da exposição “175 Anos da Emigração de Portugal na Bermuda”, que conta um pouco da história desta comunidade.

“Com esta iniciativa, organizada pela Associação dos Emigrantes Açorianos, abrimos os braços para receber os milhares de emigrantes, que por estes dias regressam a Ponta Delgada, para viver e reviver estas que são as maiores Festas Religiosas dos Açores. Com esta exposição, preservamos a memória, exaltamos a nossa ligação com a diáspora e marcamos o arranque destas Festas em Honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, no mesmo dia em que se realiza no Coliseu Micaelense a Festa do Emigrante”, anunciou o Presidente da Autarquia.

Pedro Nascimento Cabral destacou “a forte ligação de Ponta Delgada com a 10 ilha, a ilha da emigração, da tradição e da saudade, banhada por histórias de perseverança, humildade e trabalho, que são aqui relatadas”.

Já a Presidente da Associação dos Emigrantes Açorianos, Andrea Moniz-DeSouza, durante a inauguração desta mostra, referiu que “as comemorações dos 175 anos de presença portuguesa na Bermuda irão decorrer ao longo deste ano de 2024 e ainda neste âmbito será lançando, em novembro, um livro histórico (bilíngue) sobre presença portuguesa nas Bermudas, que resultará de uma investigação levada a cabo por Eduardo Moniz, curador desta exposição”.

PUB