Patrícia Miranda realçou que o Governo Regional do PSD/CDS/PPM “teve todas as condições de pagar os apoios prometidos aos agricultores afetados pela tempestade Óscar” e que só não o fez “por falta de vontade política”.

A deputada socialista reagia assim às declarações do Secretário Regional da Agricultura, António Ventura, que “apresentou desculpas de mau pagador”, ao procurar empurrar a falta do pagamento deste apoio para o Partido Socialista.

“O Secretário Regional procurou sacudir a água do capote e culpar o PS”, destacou.

Patrícia Miranda salientou que o facto de “não haver orçamento e de estarmos em regime de duodécimos não impede Governo Regional de efetuar pagamentos o que, aliás, aconteceu extensivamente no decurso da campanha eleitoral das eleições regionais do passado dia 4 de fevereiro”, referentes ao apoio à aquisição de sementes de milho e sorgo.

A socialista realçou, ainda, que os apoios COVID, que “já vêm de há 4 anos para pagar, também não foram pagos”.

“Será que também isso foi culpa do chumbo do orçamento na Assembleia Regional? Quando este Governo teve três anos para fazer esses pagamentos e não o fez?

Será que a culpa dos caminhos agrícolas estarem completamente degradados após três anos deste Governo, também é culpa do PS? questionou O PS deixou caminhos asfaltados e este governo nem para os limpar.

O facto de os diretores regionais afetos à agricultura ainda não terem sido nomeados e de continuarmos com um presidente do IROA demissionário também é culpa do PS?

Patrícia Miranda realçou que, após a depressão Óscar e até ao final do ano passado passaram seis meses, tempo “mais que suficiente para compensar os agricultores afetados”, considerando que o Governo Regional “apenas se pode queixar de si próprio”.

A deputada do PS realçou que, na execução do orçamento regional de 2023 ficaram por executar na Agricultura Açoriana “mais de 7 milhões de euros”, será que que este valor não seria “suficiente para pagar estes apoios”.

“Mais uma vez, António Ventura prefere deixar os Agricultores Açorianos para trás e atacar o PS, procurando um bode expiatório para a incompetência deste Governo. O que preocupa o Partido Socialista são os agricultores e todo um setor que está permanentemente a ficar para trás, permanentemente a ser prejudicado, por um Governo que não sabe olhar e agir pela nossa Agricultura”, finalizou a deputada socialista, Patrícia Miranda.

PUB