O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, recebeu, esta manhã, nos Paços do Concelho, Alberto João Jardim, histórico e influente político madeirense que foi Presidente do Governo da Região Autónoma da Madeira, de 1978 a 2015.

“É com grande satisfação e honra que recebemos o Dr. Alberto João Jardim aqui, em Ponta Delgada. A par de Mota Amaral, foi voz ativa de liberdade, de autonomia e de unificação dos povos insulares, desde o antes e no pós 25 de Abril”, sublinhou Pedro Nascimento Cabral.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada leva hoje a efeito uma sessão comemorativa dos 50 anos do 25 de abril, no Centro Natália Correia. O evento inclui uma mesa redonda que será moderada por José Lopes Araújo, antigo diretor e jornalista da RTP Açores, tendo como intervenientes João Bosco Mota Amaral e Alberto João Jardim

Alberto João Jardim agradeceu o convite feito pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada para participar na sessão comemorativa e não evitou elogiar a requalificação do centro histórico de Ponta Delgada, depois de também ter tido a oportunidade de o visitar.

“Com grande alegria estou aqui com o Dr. Pedro Nascimento Cabral, um reformador. Eu fiquei espantado quando me deparei com esta praça tão bonita e sem carros, com as pessoas a passear e com o comércio com uma outra aceleração”, declarou, expondo também aquele que foi o acolhimento da população do Funchal, aquando do encerramento de ruas ao trânsito.

“Quando também se fechou ruas, os próprios comerciantes protestaram. Agora, e como há dias pude ler no jornal, opõem-se a que as ruas que estão fechadas sejam reabertas ao trânsito porque, de facto, acelerou as vendas”, deu nota Alberto João Jardim, para quem a medida não poderia estar mais em linha com as necessárias políticas em defesa do ambiente.

“Esta coisa de ser ecologista, mas depois começa-se a discutir e a contestar tudo…Isto é que é verdadeira proteção ambiental, garantindo zonas para as pessoas se poderem recriar”, asseverou.

Alberto João Jardim nasceu em 1943 e é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi também professor, jornalista, dirigente cooperativo, co-fundador do PPD e presidente, entre 1987 e 1996, da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da União Europeia.

Entre outras distinções honoríficas, Alberto João Jardim foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo e com a Medalha de Mérito da Região Autónoma da Madeira.

PUB