A Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) insistiu hoje na necessidade de uma maior promoção turística do destino açoriano e novas ligações ao arquipélago, alegando que o número de dormidas em fevereiro “não reduz preocupações” do setor.
“O número de dormidas no Alojamento Local (AL) em fevereiro, nos Açores, registou uma variação homóloga 4,4%, totalizando 51,9 mil dormidas. Embora esta seja uma variação positiva, os números estão longe de serem satisfatórios, já que esta é uma subida extremamente reduzida e incapaz de abrandar a sazonalidade”, sustenta a ALA, presidida por João Pedro Pinheiro.
Em comunicado de imprensa, a associação refere que “60,5% dos empreendimentos de AL estiveram encerrados durante todo o mês de fevereiro”.
“Torna-se ainda necessário promover uma melhor distribuição dos fluxos turísticos, por todas as ilhas dos Açores, já que, em fevereiro deste ano, São Jorge, Flores e Terceira voltaram a ter menos dormidas, quando comparamos os dados com fevereiro do ano passado”, lê-se no comunicado divulgado.
No total dos Açores, “apesar da subida do número de dormidas ter subido 4,4%, o número de hóspedes baixou 8,6%”, acrescenta.
A ALA assinala que o número total de dormidas “acaba por subir apenas porque a estada média (número de dormidas por cada hóspede) aumentou 14%, situando-se nas 3,92 dormidas por hóspede”.
Embora sejam números positivos, a ALA considera que “sabem a pouco” e revelam “a falta de consolidação do destino”.
Por isso, a Associação de Alojamento Local nos Açores insiste na necessidade de maior promoção turística da região e de se procurarem “novas ligações” ao arquipélago, que “consigam fazer face à redução das ligações da Ryanair, no inverno IATA”.
A “ALA não pode, de forma alguma, dar-se por satisfeita, insistindo, por isso, na necessidade de se fazer mais e melhor pelo Destino Açores”, vinca a associação que representa o Alojamento Local.