A plataforma de Gestão do Uso Sustentável dos Solos dos Açores (GUSSA), criada em fevereiro de 2023, regista 2.280 pedidos de análise e 1.760 boletins de análise emitidos, anunciou hoje o secretário regional da Agricultura.
António Ventura, citado em nota de imprensa do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), adiantou que a “maior incidência de pedidos encontra-se na ilha de São Miguel, representando 44% do total de pedidos de análise de amostras de terra da região”.
O secretário regional da Agricultura e Alimentação destacou que o solo nos Açores “é um elemento de sustentabilidade, suportando a excelência dos agroalimentos” e que as práticas agrícolas na região “respeitam o solo enquanto ativo gestacional na produção dos mesmos”.
“O solo nos Açores assume um meio de confiança e garantia na sustentabilidade agroprodutiva, pelo que temos políticas dirigidas ao solo que permitem uma segurança na disponibilidade agroprodutiva”, frisou o governante.
De acordo com o titular da pasta da Agricultura, a sustentabilidade “continuará a ser um princípio norteador da ação do XIV Governo dos Açores”, com uma estratégia assente numa “agricultura mais sustentável, que vá ao encontro da prossecução dos objetivos de promoção da autossuficiência alimentar animal”.
A redução do uso de pesticidas, fertilizantes e agentes antimicrobianos, a promoção da diversidade biológica dos recursos genéticos vegetais e animais, a conservação do solo e da água, a redução das emissões de gases com efeito de estufa e o aumento da fixação de carbono são, segundo o secretário regional, outras das metas.
A plataforma GUSSA foi criada pela Divisão de Tecnologias de Informação e Comunicação do Gabinete de Planeamento da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, em colaboração com a Direção Regional da Agricultura e com a Universidade dos Açores.
A ferramenta permite “acompanhar em tempo real e sistematizar processos relativos à aquisição de serviços de análises de avaliação e diagnóstico da fertilidade de solos agrícolas dos Açores efetuada à Fundação Gaspar Frutuoso, no âmbito da prossecução dos objetivos do Programa de Inovação e Digitalização da Agricultura dos Açores, inserido no Investimento C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”, de acordo com o Governo Regional.