O parlamento dos Açores vai promover nas nove ilhas do arquipélago várias iniciativas comemorativas do 25 de Abril “ao longo de um ano”, como tertúlias e visitas para estudantes, em parceria com o Governo Regional.

De acordo com uma nota da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, as comemorações, que “vão percorrer as várias ilhas”, contam com “tertúlias dedicadas aos valores de Abril e à autonomia regional consagrada na Constituição de 1976, através de testemunhos pessoais de quem viveu na ditadura”.

O programa contempla ainda visitas aos diversos edifícios da Assembleia Legislativa, incluindo o Museu do Parlamento dos Açores, na Horta, na ilha do Faial.

Segundo o parlamento, o objetivo passa por “dar a conhecer aos estudantes açorianos dos ensinos básico e secundário o progresso económico e social da região nos últimos 50 anos, através de atividades lúdico-pedagógicas que os levem a refletir sobre a importância da liberdade e da democracia na vida dos açorianos”.

O programa comemorativo arrancou na segunda-feira com a tertúlia “Conversas de Abril”, no Museu do Parlamento dos Açores, tendo contado com a participação do antigo presidente da Assembleia da República e do Governo Regional Mota Amaral e do antigo líder do PS/Açores José António Martins Goulart.

Para este mês está agendado um concerto “José Afonso – Wanderer Songs”, a ter lugar no dia 19, no Teatro Faialense.

No dia 25 de abril, o edifício sede da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, os Jardins da Cedars House e o Museu do Parlamento, situados na Horta, vão estar abertos para visitação do público das 15:00 às 18:00.

Em 29 de abril será lançado o livro “50 anos de Abril: Democracia e Autonomia”, da autoria do diretor regional das Comunidades, José Andrade.

De acordo com o parlamento, a obra reúne testemunhos dos antigos e atuais presidentes da Assembleia Legislativa e do Governo Regional durante os cerca de 50 anos de autonomia.

Na nota não são ainda referidas as iniciativas dos meses seguintes.

PUB