A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou, em Ponta Delgada, que a campanha “Um gesto, uma mudança por Timor-Leste”, promovida pela Associação de Seniores de São Miguel (ASSM), “constitui um verdadeiro exemplo de como as instituições sociais podem dar um valioso contributo para o desenvolvimento social de um país, de uma região ou de uma comunidade”.

“Nestes tempos de incerteza e desafio, torna-se imperativo reconhecer e valorizar o papel do associativismo e da solidariedade na luta contra a exclusão”, sublinhou a governante, que falava na apresentação desta campanha criada pelo Almirante Silva Ribeiro.

Berta Cabral aproveitou a oportunidade para saudar a iniciativa, bem como todas as entidades e personalidades que se associaram a esta campanha e que são fundamentais para que cumpra a sua missão, destacando como principal objetivo a preservação da língua portuguesa.

“Manter proximidade com Timor, preservar a língua portuguesa, a nossa cultura, a nossa identidade num território tão longínquo e tão português é fundamental”, declarou.

Segundo a Secretária Regional, “é através desta poderosa ferramenta do associativismo e solidariedade que se pode, efetivamente, fazer a diferença na vida das populações”.

Berta Cabral disse, ainda, que a promoção de parcerias entre o Governo dos Açores e a sociedade civil “continua a assumir prioridade política pela sua relevância e dimensão” e que “através de uma estratégia concertada e de um esforço comum”, se pode “potencializar os recursos disponíveis, otimizar as intervenções no terreno e garantir uma maior eficácia e eficiência na ajuda prestada às populações carenciadas”.

“É disso exemplo o contributo do Governo dos Açores com a campanha dedicada a Timor-Leste, em relação à qual ninguém pode ficar indiferente”, concluiu.

PUB