O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, afirmou hoje que a Associação de Patinagem de São Miguel (APSM) pode orgulhar-se de estar a celebrar sete décadas de “honra, glória e de profunda dedicação ao desporto” .

“Tudo se conjuga para que tenhamos uma gala de alto nível e de convívio intergeracional, primado por aquilo que foram estes 70 anos de honra, glória e de profunda dedicação ao desporto da associação”, afirmou o autarca.

Pedro Nascimento Cabral falava na conferência de imprensa de apresentação da Gala Comemorativa dos 70 anos da Associação de Patinagem de São Miguel, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Destacando o universo de “meio milhar de atletas” que fazem parte da APSM e o esforço dos respetivos dirigentes associativos para “renovarem e trazerem novos valores” para modalidades como o Hóquei em Patins ou Patinagem Artística, o Presidente do Município sublinhou ainda o crucial papel da instituição ao nível da formação da juventude.

“A Associação de Patinagem de São Miguel tem o papel importante e imprescindível de atrair jovens. Além da vertente competitiva, e em qualquer que seja a modalidade, o desporto tem uma função social”, sublinhou.

A Gala da APSM vai decorrer no próximo domingo, a partir das 15h15, no Coliseu Micaelense, e incluirá o lançamento do livro ‘APSM patina há 70 anos – Bodas de platina’, da autoria de Luís Óscar.

“Esta associação tem uma história que merece ser contada e compilada em livro, e a Câmara Municipal tem o dever de estar ao lado da vossa Associação e daquilo que é o vosso propósito de projetar o desporto e todos os valores sociais que lhe são inerentes”, disse Pedro Nascimento Cabral, dirigindo as suas palavras ao Presidente da APSM, Aurino de Sousa.

Por seu turno, o dirigente associativo agradeceu os apoios concedido pela autarquia ao evento de domingo e, anualmente, ao Torneio Cidade de Ponta Delgada, em que se constitui como a principal entidade parceira.

Sobre a gala comemorativa, indicou Aurino de Sousa, reunirá mais de “cinco centenas de convidados”, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, “ele próprio um antigo hoquista e, agora, um importante suporte das nossas atividades em prol da comunidade, sobretudo dos mais jovens”.

O evento vai distinguir e homenagear cerca 100 personalidades e entidades ligadas à história da APSM, e contará com a presença de Judith Gomes, um dos mais conceituados nomes da patinagem portuguesa.

No livro de Luís Óscar, refira-se, são mencionados mais de seis centenas de protagonistas do 70 anos da APSM e de vários momentos desportivos realizados no antigo Estádio Margarida Cabral, Pavilhão Sidónio Serpa,
e em muitos outros locais da ilha de São Miguel onde se praticou Hóquei em Patins, Patinagem Artística, Patinagem de Velocidade e Skateboarding.

A Associação de Patinagem de São Miguel foi fundada a 30 de março de 1954 e congrega dez clubes filiados.

PUB