O Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia vai continuar a reforçar os investimentos no setor desportivo, contribuindo para afirmar Ponta Delgada como um “concelho de campeões e amigo do Desporto”.
“Só em 2023, atribuímos ao desporto um montante superior a meio milhão de euros entre apoios para as atividades regulares (em que se insere a formação e as competições) e as atividades pontuais, como eventos, participações nacionais e internacionais, apoios a equipamentos e a sua melhoria”, avançou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral falava, esta quinta-feira, na sétima edição da Gala do Desporto de Ponta Delgada, que decorreu no Coliseu Micaelense, onde foram distinguidos os melhores atletas, treinadores, clubes, associações e dirigentes da época desportiva de 2022 / 2023.
“Estamos a cumprir, com a nossa ação, o nosso desígnio de concelho de campeões e amigo do Desporto, seja pelo incentivo municipal ao desenvolvimento da atividades físicas, seja através desta grande Gala, que coroa os nossos melhores”, acrescentou.
Aproveitando o facto de a sala se apresentar repleta de atletas e agentes desportivos, Pedro Nascimento Cabral quis ainda adiantar que a autarquia encontra-se a reformular o Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto de forma a garantir “a realização de novos eventos internacionais” em Ponta Delgada, este ano.
Sem, no entanto, se circunscrever aos projetos concretizados em 2023 e à dimensão internacional que pretende conferir ao setor desportivo, o Presidente do Município elencou mais investimentos para alavancar o desporto e, assim, promover a saúde e o bem-estar no concelho.
“No sentido de salvaguardar a segurança e a proteção das pessoas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada investiu na aquisição de Desfibrilhadores Automáticos Cardíacos que, a par da sua colocação em diversos locais da nossa cidade, estão já instalados em todos os equipamentos desportivos, que são propriedade do município, disponibilizando um aparelho que, em casos extremos, pode salvar vidas”, começou por indicar.
Lembrou, depois, que a autarquia não só modernizou infraestruturas e o sistema de iluminação do Campo Municipal Jácôme Correia, “num investimento a rondar 80 mil euros”, como consignou a obra de requalificação do Campo de Futebol de São Roque, orçada em “um milhão de euros”.
Ainda no futebol, prosseguiu, “procedemos à abertura do procedimento concursal para a substituição do relvado sintético do Campo de Jogos das Figueiras, em Santo António”, que representará um investimento por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada “de cerca de 750 mil euros”.
Em resultado de uma política desportiva descentralizadora e eclética, foram também investidos 100 mil euros na iluminação do Campo de Jogos do Águia dos Arrifes e 150 mil euros para apoiar o projeto de construção de coberturas em três campos do Clube de Ténis de São Miguel, na Fajã de Cima.
Numa intervenção em que destacou ainda o importante simbolismo de a Gala do Desporto ter tido como tema o atletismo – assinalando o facto de, “neste ano, a Corrida de São Silvestre de Ponta Delgada atingir a bonita idade de 60 anos” -, Pedro Nascimento Cabral enalteceu o mérito e o inspirador exemplo de todos os premiados e homenageados no evento.
“Foi uma noite de reconhecer os méritos dos que se empenham em fazer do desporto um fator de mudança social, que atrai, integra, insere e aproxima a comunidade. Que todos os premiados e homenageados continuem a inspirar-se a fazer melhor: porque nós, Câmara Municipal de Ponta Delgada, estamos aqui, não apenas para vos aplaudir, como, também, para vos apoiar”, concluiu.
Vencedores e Homenageados | 2022/2023
Jovem Promessa do Ano
- Natacha Candé (Atletismo)
Atleta Feminina do Ano
- Leonor Januário (Ginástica Aeróbica)
Atleta Masculino do Ano
- Gonçalo Ferreira (Kickboxing)
Treinador do Ano
- Nilton Silva (Arrifes Kickboxing Clube)
Equipa do Ano
- Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada
Dirigente do Ano
- Paulo Costa (Presidente da Direção do Clube Desportivo e Cultural Juventude Ilha Verde)
Clube / Associação do Ano
- Grupo Desportivo Casa do Povo do Livramento
Atleta de Desporto Adaptado do Ano
- Fábio Costa, Ricardo Costa e Sandro Botelho (Clube Desportivo Santa Clara)
Prémio Carreira
- José de Sousa Medeiros Carreiro – “Néné” Carreiro (Atletismo)
Prémio de Mérito Desportivo
- Luís Marques Paz (Judo)
- Paulo Varela (Judo)
- Manuel Arruda (Dirigente)
- José Luís Tavares (Árbitro e Jornalista)
- José Medeiros (Vela)
- Luís Matos (Basquetebol)
- Aires Silva (Atletismo)
- Filipe Viegas (Patinagem Artística)
- João Manuel Costa (Futebol)
- David Vieira (Futebol)
- Liberal Carreiro (Dirigente)