O Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, manifestou a satisfação do Governo dos Açores pelo sucesso do projeto de cidadania europeia “A Minha Europa”, que teve como destinatários os alunos do 4.º ano de todas as ilhas do arquipélago.
“A iniciativa correspondeu às expetativas e recebemos excelentes referências, quer por parte dos professores, quer por parte dos alunos”, afirma Pedro de Faria e Castro.
O Subsecretário Regional realçou o facto de ter sido incentivado por parte dos docentes das várias escolas do arquipélago, onde tiveram lugar sessões do projeto, “para que esta ação se repita no futuro”, inclusive também junto de alunos do 3.º ano.
Faria e Castro sublinhou assim o “sucesso da iniciativa”, e considerou que desta forma se conseguiu “abordar a União Europeia de forma simples, clara e através de atividades lúdicas, com uma linguagem descomplicada para as crianças, que um dia serão atores participativos de um projeto europeu de uma União de 27 Estados-membros”.
O projeto “A Minha Europa”, que foi desenvolvido pelo gabinete do Subsecretário Regional da Presidência e dinamizado por técnicos da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, decorreu entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, com a realização de 63 sessões que abrangeram 1.441 alunos de escolas dos 19 concelhos dos Açores.
Esta iniciativa pedagógica consistiu na realização de ações de dinamização do projeto com base em jogos interativos que permitiram demonstrar a relevância de uma democracia participativa e melhorar os conhecimentos sobre os 27 Estados-membros da União Europeia.
Do projeto constou ainda a elaboração e distribuição de um livro de atividades, direcionado para os alunos do 4.º ano, composto por exercícios das mais variadas áreas que permitiram dar a conhecer os símbolos da União Europeia, os valores, o euro, os países e as Regiões Ultraperiféricas, com destaque para os Açores.