O Governo dos Açores vai investir mais de quatro milhões de euros na requalificação do Conservatório de Ponta Delgada, permitindo reabilitar a antiga Igreja da Graça e ampliar as atuais instalações, anunciou hoje o líder do executivo regional.

“Estamos a fazer um projeto que qualifica a capacidade instalada: o edifício do conservatório, a antiga Igreja da Graça, garantindo um investimento que, no fim, será com certeza superior a quatro milhões de euros e que se há de realizar num espaço de um ano”, declarou José Manuel Bolieiro.

O presidente do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) falava aos jornalistas após a apresentação do projeto de recuperação do edifício do Conservatório Regional de Ponta Delgada.

José Manuel Bolieiro garantiu que a obra “vai dar as capacidades que o conservatório merece”, alertando para o estado dos atuais edifícios.

“Temos problemas de infiltrações. Não temos as melhores potencialidades acústicas, nem sequer um espaço para boa demonstração. Tudo isso vai passar a estar num projeto de enorme qualidade que há de contar com a participação crítica do próprio conservatório para termos algo de excelência”, salientou.

O líder regional defendeu ainda que a requalificação do Conservatório Regional de Ponta Delgada contraria o “mito de que não existem investimentos em São Miguel”.

Com um prazo de execução de 360 dias, a intervenção vai promover a conservação e ampliação das atuais instalações do conservatório” e requalificar a antiga Igreja da Graça, segundo o Governo Regional.

 A antiga Igreja da Graça é propriedade do Conservatório de Ponta Delgada desde 2021 (antes estava cedida à Academia das Artes) e com a requalificação vai dispor de mais quatro salas de ensino, camarins e instalações sanitárias. O teto será alvo de tratamento “anti-xilófago”.

O auditório Luís de Camões, localizado no edifício do conservatório, vai também ser modernizado com a “introdução de climatização e requalificação da rede elétrica”, além de alterações ao nível do palco, régie e plateia.

Atualmente, o Conservatório de Ponta Delgada tem cerca de 602 alunos, que recebem formação especializada de diferentes instrumentos musicais nos vários níveis de ensino.

PUB