Os estabelecimentos de ensino das ilhas de São Miguel e Santa Maria, nos Açores, encerraram hoje à tarde, devido ao aviso vermelho em vigor por causa das previsões de chuva forte.

Fonte do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) disse à agência Lusa que “todos os estabelecimentos de ensino de São Miguel e Santa Maria encerraram esta tarde, por precaução” devido ao mau tempo.

“Na sequência da previsão do agravamento do estado do tempo no grupo Oriental, o Governo dos Açores determinou, através da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, e em função de informação do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o encerramento durante a tarde de hoje das escolas dos diferentes ciclos de ensino nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria”, informou o executivo açoriano numa nota publicada no seu ‘site’ oficial.

Na nota é ainda referido que foi também determinado “o encerramento de todas as valências da área social, sob a responsabilidade da vice-presidência do Governo dos Açores, das ilhas de São Miguel e de Santa Maria, que impliquem a deslocação dos utentes para a sua frequência”.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje um aviso vermelho, o mais grave, para o grupo Oriental dos Açores (São Miguel e Santa Maria), devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, entre as 15:00 locais (16:00 em Lisboa) e as 21:00 (22:00 em Lisboa), passando depois a aviso amarelo até às 00:00 de quinta-feira.

A Proteção Civil dos Açores já pediu aos bombeiros de São Miguel e Santa Maria para que reforcem o número de elementos nos quartéis, tendo em conta a previsão de agravamento do tempo naquelas ilhas.

Numa nota de imprensa, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que contactou os corpos de bombeiros das ilhas de São Miguel e Santa Maria, bem como os Serviços Municipais de Proteção Civil do grupo Oriental dos Açores, no sentido de “sinalizarem locais/zonas de risco que poderão ser afetados pelas condições meteorológicas adversas”.

Na nota, a Proteção Civil açoriana aconselhou a população a adotar medidas de autoproteção.

O SRPCBA pediu à população que “circule apenas em caso de necessidade”, que proceda à limpeza dos sistemas de drenagem das residências e espaços adjacentes e que fique atenta às recomendações difundidas pelas entidades oficiais e comunicação social.

PUB