Sobe para 38, número de ocorrências registadas nos Açores, devido ao mau tempo. O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que foram registadas mais quatro ocorrências, nomeadamente, duas na ilha Terceira, uma no Pico e uma em São Jorge.
Desde ontem (05/10/2023) e até ao momento, foram contabilizadas no total 38 ocorrências relacionadas com as condições meteorológicas adversas em seis ilhas (16 ocorrências na Terceira, nove no Pico, seis nas Flores, quatro no Faial, duas em São Jorge e uma na Graciosa).
As situações reportadas estão relacionadas com quedas de árvore, inundações de vias e em habitações, derrocadas, danos em estruturas e obstruções de vias. Não há vítimas a registar.
Bombeiros, Direção Regional das Obras Públicas e Serviços Municipais de Proteção Civil, sob a coordenação do SRPCBA, estiveram nos locais, para apoio e resolução das situações relacionadas com o mau tempo, provocado pela passagem de uma superfície frontal fria com ondulações.
A Proteção Civil aconselha a população a continuar a acompanhar as previsões emitidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a adotar as medidas de autoproteção para estas situações.
O grupo Central dos Açores (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) está sob aviso amarelo, devido à “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, até às 09:00 de hoje (10:00 em Lisboa).
Para o grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) o aviso amarelo do IPMA, referente a chuva, por vezes forte e trovoada, vai vigorar a partir das 09:00 de hoje e até às 24:00.
O aviso amarelo, o menos grave, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.