No próximo ano, a Câmara Municipal da Povoação irá devolver aos munícipes 2,5% do IRS. A proposta de participação no IRS foi votada por unanimidade na Assembleia Municipal da Povoação, que se realizou, hoje, no salão nobre dos Paços do Concelho. Desde há dois anos que a autarquia povoacense tem vindo abdicar de 50% das receitas de IRS, a favor das famílias do município, claramente uma medida muito positiva para quem no município reside.

Também, em 2024, a autarquia povoacense não subirá o Imposto Municipal sobre Imóveis, aplicando, pelo 14º ano consecutivo, a taxa mais baixa permitida por lei aos seus munícipes. Sob proposta do executivo camarário, a Assembleia Municipal da Povoação aprovou igualmente, por unanimidade, fixar as taxas do IMI nos valores mínimos permitidos por lei, nomeadamente em 0,3% para os prédios urbanos e 0,8% para os prédios rústicos. Além desta medida, que muito poupa aos bolsos dos povoacenses, foi da mesma forma aprovada, por unanimidade, a redução adicional do IMI para os agregados familiares com dependentes a cargo. Um agregado familiar com um filho terá uma redução adicional de 20 euros; com 2 filhos a redução será de 40 euros e se existirem 3 ou mais filhos será de 70 euros.

A Assembleia Municipal optou ainda, por maioria, deixar a taxa da Derrama em 0,9%, uma medida que tem vindo a ser mantida há vários anos e que só é taxada às empresas sediadas no concelho que dão lucro.

PUB