O Governo dos Açores anunciou hoje que as obras no novo Centro de Qualificação dos Açores, orçadas em oito milhões de euros, devem arrancar ainda este ano, prevendo-se a conclusão em 2025.

Em comunicado, o executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) adianta que a intervenção de oito milhões de euros, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa a “requalificação dos edifícios da Escola Profissional das Capelas que se encontram degradados, e a renovação dos equipamentos, que estão desatualizados”.

“A obra, que tem um prazo de execução de 18 meses, deverá arrancar ainda este ano, devendo estar concluída em 2025”, adianta o Governo Regional, realçando que o concurso público para a empreitada já foi publicado no Jornal Oficial.

A requalificação vai contemplar a “reformulação dos edifícios existentes, que consiste na reorganização espacial, substituição de revestimentos, quer de paredes quer de pavimentos” e a “substituição de algumas coberturas”.

A obra vai instalar ainda “novas redes de abastecimento e drenagem de águas e novas infraestruturas elétricas”.

“O Centro de Qualificação dos Açores, vai desenvolver formação de nível II a V e vai juntar as capacidades operativas da Escola Profissional de Capelas e da Rede Valorizar, à qual compete o reconhecimento, validação e certificação de competências”, lê-se na nota de imprensa.

A 04 de novembro de 2021, o então secretário da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego do Governo dos Açores, Duarte Freitas, disse que o arranque das obras no futuro Centro de Qualificação dos Açores estava previsto para 2022.

Naquela ocasião, Duarte Freitas, que atualmente desempenha a função de secretário das Finanças, reiterou a intenção do executivo açoriano em transformar a escola profissional das Capelas, em Ponta Delgada, em Centro de Qualificação dos Açores.

 

PUB