30 anos de Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos a 3 de Setembro

O Grupo de Baile da Canção Regional Terceirense (GBCRT) irá realizar, no dia 3 de Setembro, em colaboração com o Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum, a denominada “Festa da Vinha e do Vinhos dos Biscoitos” que, este ano, celebra 30 anos.

O evento pretende recriar o processo antigo da vindima da ilha Terceira e divulgar a Vinha e o Vinho daquela Região Demarcada dos Açores.

A Festa da Vinha e do Vinho dos Biscoitos surgiu em 1992, a partir da ideia de recriação de uma vindima tradicional, por parte do GBCRT.

O propósito foi prontamente acolhido pelo Museu do Vinho da Casa Agrícola Brum que, através da sua colaboração permitiu cimentar um evento que marca, há largos anos, o fim do Verão na ilha Terceira, em especial naquela que zona vitivinícola por excelência.

Nesta edição de 2022, e após 2 anos de ausência, a festa estará focada na recriação etnográfica da vindima tradicional.

Este evento tem a particularidade de permitir a participação activa de todos aqueles que assim o queiram.

Desta forma, entre as 14h00 e as 18h00 daquele que é o primeiro Sábado de Setembro, os presentes poderão experienciar a saída do Museu do Vinho para a vinha, com o transporte dos cestos; a apanha, carregamento das uvas e regresso ao Museu do Vinho; a pisa das uvas; bênção e prova do mosto; o jantar dos vindimadores que é composto pelos petiscos que habitualmente se consumiam na vindima e, por fim, baile e animação musical.

A entrada no “Jantar dos Vindimadores” será permitida apenas a quem possuir uma “talhadeira” (peça de barro que estará disponível no local)

Pub