Aclamação para esta, como para outras na senda de várias presciências, defunta quanto a impalpável finalidade das contribuições dos cidadãos para o futuro. Etéreas e de cálculo tipo malthusiano, falho de solução tecnológica e outros paralelismos na génese demográfica a cargo da política responsável. De contorno epónimo um certo estudo ‘engavetado’…, não obstante o persecutório de há muito viu agora uma oportunidade.

Não se procura aqui competir com as contas ideológicas e créditos de cantautores de solidez e mainstreams inabaláveis. O que conta é o certo terror, símile, salvo seja, de um futuro usurpado e o presente contributivo acossado, antecipado e tão necessitados de vigilância responsável, por “Amigos deste país” e “Vassalos do rei da Dinamarca” a fim de comprovar a aparição do porvir digno e pago com o trabalho igualmente digno dos cidadãos. Há aqui umas aspas extraídas ao primeiro [Acto] de Hamlet de reforço positivo à pouca vergonha que grassa neste Estado – entidade político-jurídica – abundante de sujeitos adiposos do arco da governança e prosélitos que mais não fazem que esfaquear a mátria, sem que alguma vez sejam chamados à responsabilidade pelo matricídio.

Sem ímpeto e de recuo a uma certo período vitoriano de cenário à ficção, também, o cidadão português tem um fado, como que um soberano de ‘mentalidade evangélica’, o Estado, que desde cedo descuida-se das crianças, coisas da prole de Satanás. Isto é tão agressivo quando o futuro de indigência. A propósito de tributação em democracia, Franklin Roosevelt rogou “o fim do privilégio especial para poucos”. Os que governam, digo.

PUB