A Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, nos Açores, lamentou hoje “profundamente” os comportamentos de alguns habitantes durante uma operação policial desencadeada na quinta-feira e agradece o trabalho da PSP.
“Lamentamos profundamente os comportamentos registados após a operação policial, que em nada representam a grande maioria da população de Rabo de Peixe”, refere o executivo da Junta de Freguesia em comunicado.
A autarquia também condena “firmemente qualquer ato de violência, ameaça ou desrespeito contra as forças de segurança”.
A posição da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe surgiu após quatro viaturas com elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) dos Açores terem sido danificadas na quinta-feira, naquela localidade, por populares, situação que levou os agentes a efetuar disparos para o ar.
Na nota, divulgada na rede social Facebook, a autarquia da vila piscatória do concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, manifesta o seu “reconhecimento e agradecimento” à PSP “pelo importante trabalho desenvolvido na defesa da segurança” da população e, em particular, no combate ao tráfico de estupefacientes.
“A droga destrói vidas, famílias e comunidades. Alimenta a criminalidade, gera insegurança e medo e compromete o futuro dos nossos jovens. Por isso, todo o trabalho desenvolvido no combate ao tráfico e à circulação de droga é um trabalho necessário, que deve ser reconhecido e apoiado. Combater a droga é proteger as nossas famílias, os nossos jovens e o futuro da nossa vila”, acrescenta.
No entanto, a Junta de Freguesia diz que não pode permitir que os atos praticados por alguns “sejam utilizados para definir toda uma vila”.
Rabo de Peixe é “uma comunidade de gente trabalhadora, de famílias, jovens, idosos, comerciantes, associações e instituições que todos os dias contribuem positivamente para a nossa terra”, assegura.
Ainda de acordo com a nota, a autarquia presidida por Carlos Dias, entende que os acontecimentos reforçam a necessidade de “uma presença policial mais forte e permanente em Rabo de Peixe, sobretudo nas zonas identificadas como mais problemáticas, privilegiando a prevenção, a proximidade e o combate ao tráfico de estupefacientes”.
O Comando Regional da PSP dos Açores referiu, em comunicado, que a ocorrência se verificou no final da manhã de quinta-feira, após a realização de uma operação policial que culminou com a detenção, em flagrante delito, de oito suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes.
Após a operação, quando o contingente da força de segurança se encontrava a abandonar o local, “as viaturas policiais foram danificadas através do arremesso de diversas pedras e barrotes de madeira”, adiantou.
Os arremessos provocaram alguns danos em quatro viaturas policiais e a Divisão Policial de Ponta Delgada está a desenvolver diligências para identificação dos autores, indicando que “foram já devidamente identificados dois suspeitos”.
A PSP esclareceu ainda que, “devido à grande afluência de pessoas no local, e de forma a terminar com os arremessos dos objetos contra as viaturas policiais, foram efetuados seis disparos de advertência para o ar”.
Segundo o Comando Regional, o arremesso dos objetos “não provocou qualquer lesão” nos agentes envolvidos nesta operação de “grande envergadura”, nem em “qualquer outra pessoa presente no local”.
A PSP deu na quinta-feira cumprimento, pelas 12:30 locais (mais uma hora em Lisboa), a vários mandados de busca, no porto de pescas de Rabo de Peixe. Os oito suspeitos foram detidos em flagrante delito.
A polícia apreendeu 962 doses de haxixe e 1.110 doses de cocaína e ainda dinheiro em numerário, numa quantia não especificada, alegadamente relacionado com o crime em investigação.




























