Foto: JFSJ
PUB

O deputado único do BE na Assembleia da República, Fabian Figueiredo, questionou o Ministério das Finanças sobre o “avançado estado de degradação” do edifício da Alfândega de Ponta Delgada, pedindo “medidas imediatas” de proteção.

Segundo uma nota de imprensa divulgada pela estrutura partidária nos Açores, o BE está “muito preocupado com o avançado estado de degradação do edifício da Alfândega de Ponta Delgada, onde funcionam os serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), que está a pôr em risco a segurança e a saúde dos trabalhadores”.

No âmbito de um requerimento enviado à Assembleia da República, o deputado considera que “a urgência de uma intervenção de reabilitação é manifesta”, salvaguardando-se que “ruíram já os tetos de três salas de trabalho, sem que daí tenham resultado feridos apenas porque os desabamentos ocorreram ao fim de semana, na ausência de funcionários”.

PUB

“Acrescem a queda de pedras da fachada para a via pública, na Avenida Marginal de Ponta Delgada, que é uma das vias mais movimentadas da cidade, as infiltrações de água da chuva e a queda de janelas”, afirma-se.

O BE adianta que o sistema de ar condicionado “está inoperacional e as janelas não podem sequer ser abertas, o que, no período de calor, se traduz em temperaturas próximas dos 30°C e em níveis de humidade relativa na ordem dos 90%”.

“Trata-se de condições de trabalho inaceitáveis, que exigem medidas imediatas de proteção dos trabalhadores e dos utentes deste serviço público”, diz o deputado.

O Bloco quer saber para quando está prevista a intervenção de reabilitação do edifício, qual o calendário previsto até à sua conclusão, e que soluções alternativas de trabalho e proteção dos trabalhadores prevê o Governo implementar enquanto a situação não estiver integralmente resolvida.

Foi também solicitado ao Governo PSD/CDS-PP o envio dos relatórios das visitas técnicas de engenharia já realizadas e o relatório da mais recente inspeção da Autoridade para as Condições do Trabalho ao edifício da Alfândega de Ponta Delgada.

O Bloco pergunta se o Governo está disponível para promover uma avaliação técnica independente ao estado estrutural do edifício e quando.

A 22 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) alertou para a “grave degradação das condições” de segurança, salubridade e funcionamento da Alfândega de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, considerando que põe em causa a “integridade” dos trabalhadores e utentes.

Em comunicado, o sindicato referiu que, “nos últimos anos, [se têm] sucedido episódios que evidenciam o avançado estado de degradação das instalações”, como a “queda de três tetos em salas de trabalho, apenas sem consequências pessoais porque os incidentes ocorreram durante os fins de semana”.

Caso não sejam adotadas “medidas imediatas e eficazes”, o STI “reserva-se o direito de recorrer a todas as instâncias nacionais e europeias competentes para denunciar esta situação e exigir a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores”.

PUB