PUB

A Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, S.A esclareceu hoje que não criou “qualquer nova obrigação” administrativa para os armadores, nem procedeu a qualquer alteração legislativa ou regulamentar.

Em nota de imprensa, a empresa refere que a emissão de documentos de transporte “constitui uma obrigação legal dos agentes económicos responsáveis pelo transporte dos bens”, não podendo a Lotaçor “assumir responsabilidades que a lei atribui a terceiros”.

A posição da Lotaçor surge em resposta ao PS/Açores, que afirmou que as novas regras nas lotas estão a “criar dificuldades acrescidas” aos armadores, colocando em causa o “normal funcionamento” das pescas.

PUB

Em comunicado, os socialistas consideraram “preocupantes as alterações dos procedimentos” implementadas pela Lotaçor quanto ao “transporte de pescado entre os locais de desembarque, postos de recolha e lotas”.

A empresa refere que “limitou-se a adequar os seus procedimentos internos ao estrito cumprimento da legislação em vigor, garantindo a legalidade de todas as operações realizadas no âmbito da primeira venda”.

A Lotaçor esclarece ainda que tem mantido um “diálogo permanente com o setor e prestado todos os esclarecimentos necessários aos armadores, associações representativas e demais intervenientes, procurando assegurar uma transição informada e apoiada sempre que solicitada”.

A gestora das lotas nos Açores reafirma o seu “compromisso de serviço público para com os profissionais da pesca, pautando a sua atuação pelos princípios da legalidade, transparência, rigor e proximidade ao setor, rejeitando interpretações que possam induzir em erro os pescadores e a opinião pública”.

PUB