O Centro Social e Paroquial da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, recebeu na sexta-feira o concerto “Tangedores”, que reuniu em palco, pela primeira vez em duo, os músicos Evandro Meneses, da ilha Terceira, e Rafael Carvalho, de São Miguel.
A atuação, promovida pela Associação de Juventude Viola da Terra, destacou a diversidade da viola da terra açoriana, através da interpretação de temas tradicionais e composições originais, explorando as características das violas de 15 e de 12 cordas.
O repertório incluiu peças do cancioneiro tradicional açoriano, obras de compositores da região e temas instrumentais de outras origens, combinando diferentes técnicas de execução e abordagens musicais.
Durante o espetáculo, os dois músicos interpretaram também, pela primeira vez em conjunto, a composição original “Mandei Minh’Alma Ir À Fonte”, tema anteriormente gravado por ambos em projetos discográficos distintos.
Além da vertente musical, o concerto incluiu momentos de diálogo com o público sobre a história da viola da terra, as diferenças entre os modelos existentes no arquipélago, as afinações e os repertórios associados ao instrumento.
“Tangedores” terá uma segunda e última apresentação deste ano a 27 de julho, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, contando com a participação do percussionista Rui Silva. A entrada será gratuita, limitada à lotação da sala.




