PUB

Os Açores têm 14 marcos e metas para cumprir até ao final do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a 31 de agosto, adiantou hoje o presidente da Recuperar Portugal, mostrando-se confiante na capacidade de execução da região.

“Nesse relatório final que estamos a preparar para ser submetido em setembro, a região autónoma tem 14 marcos e metas ainda para tratar e demonstrar o seu cumprimento, relevando-se aqui algumas preocupações ao nível de obras e construções que estão em curso”, avançou o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Fernando Alfaiate falava em Ponta Delgada na inauguração do Centro de Qualificação dos Açores, obra de 16,5 milhões de euros que recebeu financiamento do PRR.

PUB

O presidente da Recuperar Portugal realçou que está a ser preparado o último relatório de execução do PRR para ser submetido à Comissão Europeia, lembrando a data de conclusão do plano para 31 de agosto.

No “esforço final” para a conclusão do PRR, os Açores têm um “contributo particularmente relevante” face aos investimentos em curso, destacou Fernando Alfaiate, mostrando-se confiante de “que vai ser possível” a região executar o plano integralmente.

“Se assim acontecer [o cumprimento das 14 metas] – e estamos convictos que acontecerá -, os Açores alcançarão um resultado extraordinário. A concretização integral dos investimentos do PRR. Um resultado que há poucos meses muitos considerariam difícil de alcançar e que hoje está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade”.

Alfaiate recordou que o PRR dedica, no total, um “envelope muito considerável” de 950 milhões de euros para o arquipélago açoriano.

A 06 de abril, em entrevista à agência Lusa, o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal assegurou que o PRR vai ser executado a 100%, sem perda de dinheiro, mas identificou áreas críticas, como a habitação.

O PRR pretende implementar um conjunto de reformas e investimentos tendo em vista a recuperação do crescimento económico.

Além de ter o objetivo de reparar os danos provocados pela covid-19, este plano tem o propósito de apoiar investimentos e gerar emprego.

 

PUB