PUB

Mais de 2.100 jovens com candidaturas aprovadas ao Programa de Ocupação dos Tempos Livres (OTLJ) nos Açores foram colocados num dos três subprogramas existentes, totalizando mais 150 colocações do que em 2025.

Segundo dados divulgados hoje pelo Governo dos Açores, 94% dos jovens colocados optaram pelo subprograma “Ocupação em Férias”, enquanto 74 foram integrados no “Verão em Ocupação” e 57 no “Jovens Ativos”.

Quanto às entidades promotoras, foram submetidos 1.117 projetos de ocupação para os três subprogramas, dos quais 1.062 obtiveram aprovação, traduzindo um crescimento de 25% relativamente ao número de projetos aprovados em 2025, adianta ainda o Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), em nota de imprensa.

PUB

Os jovens que não foram colocados numa primeira fase podem consultar, no Portal da Juventude, a lista de entidades com projetos aprovados e manifestar interesse em desenvolver a sua ocupação junto de uma dessas entidades, explica.

O regulamento do Programa de Ocupação dos Tempos Livres dos Jovens (OTLJ) não era revisto nos Açores há sete anos, segundo assinala o Governo, acrescentando que, em janeiro de 2025, foi publicado o novo regulamento do OTLJ, promovido pela Secretaria Regional da Juventude, Habitação e Emprego, através da Direção Regional da Juventude.

Segundo a Secretaria Regional da Juventude, o novo regulamento, além de criar o subprograma “Verão em Ocupação”, reforça “em 20% as bolsas atribuídas aos jovens e alarga o prazo de candidaturas de um para dois meses”.

Podem candidatar-se ao “Ocupação em Férias” os jovens entre os 14 e os 24 anos, residentes nos Açores, que frequentem o 9.º ano de escolaridade, ou equiparado, ou o Ensino Secundário.

Aos “Jovens Ativos” podem candidatar-se os residentes nos Açores dos 15 aos 24 anos integrados em projetos promovidos por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

Ainda segundo a Secretaria Regional, os projetos enquadrados em cada um destes dois subprogramas têm a duração de 20 dias úteis, nos meses de julho e ou agosto, não podendo ultrapassar as cinco horas diárias e as 17 horas e meia semanais.

Aos jovens é atribuída uma bolsa de três euros por hora, num total de até 207 euros mensais.

O recém-criado subprograma “Verão em Ocupação” destina-se aos jovens residentes nos Açores, dos 16 aos 24 anos, que frequentem o Ensino Secundário, do Ensino Geral ou Profissional, ou o Ensino Superior, em cursos de Licenciatura ou Mestrado.

Os projetos decorrem entre julho e agosto, no total de 35 dias úteis, com início até ao quinto dia útil do mês de julho, num conjunto máximo de 20 horas semanais, não ultrapassando as cinco horas diárias.

Aos jovens é atribuída uma bolsa no valor de quatro euros por hora, o que poderá totalizar, se o jovem cumprir a totalidade da sua ocupação, uma bolsa no valor de 560 euros, acrescenta ainda.

 

PUB