O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, considerou hoje que a Atlantis Cup – Regata da Autonomia é uma iniciativa que traduz alguns dos princípios mais marcantes dos 50 anos do regime autonómico açoriano, destacando a cooperação entre ilhas, a união em torno de objetivos comuns e a valorização das potencialidades da Região.
A declaração foi feita na apresentação pública da edição de 2026 da prova, realizada na Marina da Horta, onde o presidente do parlamento açoriano realçou o percurso de quase quatro décadas da regata e o seu contributo para a promoção dos Açores e da relação histórica dos açorianos com o mar.
Para Luís Garcia, a Atlantis Cup ultrapassa a dimensão de uma competição desportiva, assumindo-se como um projeto coletivo que envolve instituições, clubes, municípios, voluntários e participantes de várias ilhas.
O responsável pela ALRAA anunciou ainda a intenção de manter o apoio institucional à realização da edição de 2027 da regata, defendendo que eventos com impacto desportivo, turístico, cultural e promocional devem contar com maior estabilidade no financiamento público.
Nesse contexto, Luís Garcia recordou o estudo de avaliação do impacto mediático da Atlantis Cup apoiado pela Assembleia Legislativa no ano passado, cujos resultados apontaram para um retorno estimado superior a 470 mil euros em divulgação mediática da Região.
A edição de 2026 da Atlantis Cup integra as comemorações dos 50 anos da Autonomia dos Açores, associando a prática desportiva à celebração dos valores que têm acompanhado o desenvolvimento regional, como a coesão, a participação e a afirmação da identidade açoriana.




