A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada Cristina do Canto Tavares elogiou a iniciativa promovida pela Centro de Vida Autónoma dos Açores (CVA), que organizou uma palestra dedicada ao tema da assistência pessoal para pessoas com deficiência e à promoção da autonomia.
A sessão, intitulada “Assistência Pessoal: a engenharia da autonomia – do ser ao destino”, reuniu diversos testemunhos sobre o impacto da falta de apoio especializado na vida quotidiana das pessoas com deficiência, abordando também as consequências sociais, psicológicas e práticas dessa realidade.
Após a iniciativa, a autarca sublinhou a relevância da reflexão promovida pelo encontro, considerando que os testemunhos apresentados contribuem para identificar desafios e apontar caminhos no reforço das políticas de inclusão.
Cristina do Canto Tavares recordou que o município de Ponta Delgada foi o primeiro nos Açores a disponibilizar um Balcão da Inclusão, serviço que centraliza informação e encaminha respostas sociais destinadas a pessoas com deficiência ou incapacidade e respetivas famílias.
Segundo a responsável pela área social da autarquia, esta estrutura pretende facilitar o acesso a apoios e contribuir para uma maior autonomia dos utilizadores, promovendo melhores condições de participação na vida social e comunitária.
Durante o encontro, a vereadora referiu ainda que o município tem mantido contacto com instituições particulares de solidariedade social e associações que trabalham na área da inclusão, destacando medidas como o reforço do Fundo Municipal de Solidariedade Social, majorações no apoio ao arrendamento e bolsas de estudo para estudantes universitários cujos agregados familiares integrem pessoas com incapacidade.
A responsável municipal manifestou também disponibilidade para apoiar a associação no futuro, nomeadamente após a sua constituição formal como instituição particular de solidariedade social, através de financiamento destinado a técnicos ou equipamentos necessários à atividade.
A Centro de Vida Autónoma dos Açores conta atualmente com 38 associados e tem como objetivo promover a vida independente das pessoas com deficiência, disponibilizando serviços de assistência pessoal que apoiam os beneficiários nas atividades do dia a dia, de acordo com as suas necessidades e escolhas.




