O vice-presidente do Governo Regional dos Açores iniciou hoje uma visita aos Centros de Ciência da Região, com o objetivo de reforçar a proximidade institucional e avaliar formas de potenciar a divulgação da ciência, tecnologia e inovação junto da comunidade.
Artur Lima defendeu que a ciência deve estar mais próxima da população, considerando que estes centros desempenham um papel relevante na promoção da cidadania científica, com reflexos na educação, na inclusão social e na valorização do conhecimento científico.
A visita teve início no Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, tendo incluído passagens pelo Expolab – Centro de Ciência Viva, pelo Observatório Astronómico de Santana Açores e pelo Observatório Microbiano dos Açores.
De acordo com o vice-presidente do executivo, a iniciativa pretendeu identificar necessidades e expectativas das entidades visitadas, no sentido de reforçar a colaboração com o Governo Regional e avaliar de que forma os apoios públicos podem contribuir para o desenvolvimento da sua atividade, através de uma aplicação criteriosa dos recursos disponíveis.
Artur Lima admitiu que poderá ser feita uma reavaliação do modelo de apoio aos Centros de Ciência, equacionando a possibilidade de estas estruturas concorrerem a projetos nacionais e internacionais, adquirindo maior autonomia financeira e desenvolvendo fontes de receita próprias que complementem o financiamento regional.
O governante destacou ainda o contributo dos Centros de Ciência para a dinamização da oferta turística, considerando que estes espaços representam um valor acrescentado para quem visita o arquipélago, ao mesmo tempo que promovem o conhecimento científico em todas as ilhas.
Segundo Artur Lima, as reuniões realizadas com as direções dos centros permitiram refletir sobre as melhores estratégias para a divulgação da ciência nos Açores. O vice-presidente recordou ainda que o Governo Regional já assegura financiamento a estas entidades e que está previsto, para 2026, um investimento superior a 850 mil euros para garantir o seu funcionamento e a realização de atividades em todo o arquipélago.


