A Câmara de Santa Cruz das Flores, nos Açores, vai dispor este ano de um orçamento de 5,4 milhões de euros, disse hoje a presidente do município, destacando que “reflete prioridades claras e investimentos estratégicos”.
“Com um valor global de 5.419.644,00 euros, este orçamento reflete prioridades claras e investimentos estratégicos para o futuro do concelho. Entre as áreas que recebem maior atenção destaca-se a habitação, onde se prevê a aquisição de imóveis em diversas freguesias do concelho para a sua reabilitação”, referiu à agência Lusa a autarca independente Elisabete Nóia.
A autarca indicou que a habitação e a revitalização económica são duas áreas que se destacam como “absolutamente essenciais” para o futuro deste concelho da ilha das Flores, no grupo Ocidental dos Açores.
Na habitação, o investimento previsto “permitirá valorizar o património existente, criar soluções de alojamento acessível e contribuir para a fixação de pessoas, especialmente jovens e famílias que desejam construir o seu futuro em Santa Cruz das Flores”.
Outro eixo estruturante é o desenvolvimento económico, “com o início do projeto de loteamento industrial na zona dos Vales, que constitui o primeiro passo para revitalizar a economia local, fomentar a instalação de novas empresas e gerar emprego”.
“Trata-se de uma medida essencial para dinamizar o tecido empresarial e reforçar a sustentabilidade económica do concelho”, vincou Elisabete Nóia.
Para a autarca independente, que está a cumprir o primeiro mandato como líder do município, a revitalização económica é “uma necessidade evidente, seja para apoiar o comércio local, seja para atrair investimento e criar novas oportunidades de emprego”.
Como explicou à Lusa, a dificuldade em fixar população ativa no concelho de Santa Cruz das Flores “repercute-se em vários setores, desde serviços públicos a atividades privadas”, admitindo que é um problema “profundamente ligado à falta de habitação e à necessidade de melhores condições para atrair e reter pessoas”.
Ao nível da política fiscal, o executivo “manteve o compromisso assumido com as famílias, aprovando as taxas de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) no mínimo legal, bem como a aplicação do IMI Familiar para agregados com dependentes a cargo, aliviando o esforço financeiro das famílias que mais precisam”.
Além disso, prosseguiu Elisabete Nóia, “foi aprovada a devolução de 5% do Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS) aos contribuintes do concelho, reforçando uma política de proximidade e confiança com quem vive, trabalha e investe em Santa Cruz das Flores”.
A presidente da Câmara Municipal garante tratar-se de um orçamento “de responsabilidade, com uma visão clara de desenvolvimento e profundamente alinhado com as necessidades reais do concelho”.
“Cada medida tomada, cada projeto iniciado, cada decisão aprovada tem o mesmo objetivo: melhorar a qualidade de vida de todos. E é essa certeza – de que estamos a trabalhar para o bem comum – que nos dá motivação para seguir em frente”, disse, referindo que acredita profundamente no futuro de Santa Cruz das Flores.
O orçamento para este ano, que é superior ao de 2025, que foi no valor de 4,7 milhões de euros, foi aprovado por unanimidade pelo executivo e pela Assembleia Municipal.
A aprovação unânime “demonstra a capacidade de construir consensos, de ouvir todas as forças políticas e de integrar contributos apresentados por outros partidos, reforçando uma governação baseada no respeito institucional e no compromisso com o interesse público”, referiu.
“Desde o primeiro dia [da tomada de posse que], procurámos garantir estabilidade, proximidade aos cidadãos e uma gestão rigorosa dos recursos públicos. Iniciámos o levantamento detalhado dos processos em curso, reorganizámos áreas internas para melhorar a eficiência e reforçámos a articulação com o Governo Regional, juntas de freguesia e outras entidades”, concluiu Elisabete Nóia.


