O presidente da Federação Agrícola dos Açores (FAA) participa, na quinta-feira, em Bruxelas, numa manifestação europeia de agricultores contra as propostas da Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) e para o próximo Quadro Financeiro Plurianual 2028-2034, anunciou hoje a organização.
A iniciativa é promovida pela COPA-COGECA e deverá reunir cerca de 12 mil agricultores provenientes de todos os Estados-membros, incluindo representantes de cerca de 40 organizações agrícolas, que contestam a eventual redução do orçamento destinado à agricultura e mudanças estruturais na PAC.
Segundo a FAA, as propostas atualmente em discussão colocam em risco a coesão do setor agrícola europeu e a competitividade das explorações, com impactos particularmente gravosos nas regiões ultraperiféricas, como os Açores.
O presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, sublinha que os agricultores têm vindo, desde o último ano, a alertar para os efeitos negativos das orientações orçamentais e agrícolas da União Europeia, considerando que estas ameaçam a sustentabilidade económica das explorações agrícolas.
Para o dirigente, que é também vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), as alterações propostas fragilizam o papel estratégico da PAC enquanto instrumento essencial para garantir a segurança alimentar, promover o desenvolvimento rural e assegurar a sustentabilidade ambiental no espaço europeu.
No manifesto divulgado pela COPA-COGECA, os agricultores defendem a necessidade de manter uma PAC forte, verdadeiramente comum e devidamente financiada após 2027, exigindo ainda regras de financiamento claras e equitativas, uma simplificação administrativa efetiva e maior previsibilidade jurídica para o setor.
A manifestação em Bruxelas pretende, assim, pressionar as instituições europeias a reconsiderar as propostas apresentadas, assegurando a continuidade de uma política agrícola capaz de responder aos desafios económicos, sociais e ambientais enfrentados pelos agricultores europeus.




















