O deputado do PSD eleito pelos Açores, Paulo Moniz, foi designado coordenador do Grupo de Acompanhamento Parlamentar do processo de reprivatização da TAP, constituído no seio da Comissão de Infraestruturas, Mobilidade e Habitação da Assembleia da República.
O grupo, que realizou hoje a sua primeira reunião, terá como missão acompanhar o processo de alienação parcial da companhia aérea nacional até à sua conclusão e ao termo da atual Legislatura, promovendo, segundo o social-democrata, um modelo de escrutínio parlamentar alargado e transparente.
De acordo com Paulo Moniz, o acompanhamento será assegurado por deputados de diferentes forças políticas e incluirá a monitorização de todas as fases da reprivatização, bem como a possibilidade de solicitar esclarecimentos ao Governo e às entidades envolvidas, elaborar relatórios e emitir recomendações, com o objetivo de salvaguardar o interesse público.
A constituição do grupo de trabalho contou com os votos favoráveis do PSD, PS, Chega e JPP, enquanto a Iniciativa Liberal e o Livre optaram pela abstenção.
O processo de reprivatização da TAP prevê, numa fase inicial, a alienação de 49,9% do capital social da transportadora aérea, estando igualmente prevista a reserva de até 5% das ações para os trabalhadores, nos termos da legislação em vigor sobre privatizações.




















