A embaixadora do Canadá em Portugal, Élise Racicot, realizou uma visita institucional aos Paços do Concelho da Ribeira Grande, onde foi recebida pelo presidente da câmara, Jaime Vieira, e pelos restantes membros do executivo municipal, numa sessão de apresentação de cumprimentos que visou o reforço das relações de cooperação entre o concelho e o Canadá.
O autarca destacou a importância simbólica e histórica do encontro, sublinhando os laços profundos que unem a Ribeira Grande ao país norte-americano, que acolheu ao longo de décadas um número significativo de emigrantes açorianos, em particular ribeiragrandenses.

A visita decorreu momentos antes da estreia nacional do documentário “Unidas/United”, exibido na InWave – Incubadora de Empresas da Ribeira Grande, e que conta a história de meio século de lutas laborais das mulheres açorianas que trabalharam como empregadas de limpeza em Toronto. A obra, realizada por Vasco Napoleão e produzida por Bruno Cerveira, retrata a determinação e a resiliência da comunidade emigrante açoriana no Canadá.
Jaime Vieira considerou motivo de “orgulho” a realização da estreia nacional do documentário no concelho, salientando que o filme dá visibilidade à identidade e à força das comunidades açorianas emigradas, bem como ao seu contributo social e laboral no país de acolhimento.
O documentário “Unidas/United” contou com o apoio do Governo dos Açores e da Rádio e Televisão de Portugal (RTP).




















