Autor: PM | Fotos: DR

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou esta segunda-feira Jorge Rita com o grau de Comendador da Ordem do Mérito Empresarial, na classe do Mérito Agrícola, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa.

A distinção, segundo a Presidência, reconhece o percurso de Jorge Rita e o contributo prestado ao desenvolvimento do setor agrícola e do movimento associativo nos Açores e no país.

Figura de destaque do associativismo agrícola açoriano, Jorge Rita iniciou funções no setor em 1999, como vice-presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola. Em 2002, foi eleito presidente de ambas as instituições, cargos que continua a desempenhar.

Desde 2008, preside também à Federação Agrícola dos Açores e é vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Paralelamente, lidera o Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e ocupa diversos cargos em entidades representativas do setor agropecuário.

Jorge Rita é ainda presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia desde 2003, da Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural (ASDEPR) desde 2008, e da Assembleia Geral da Associação Nacional de Engordadores de Bovinos desde 2013.

Foto: GRA

Em reação, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, felicitou Jorge Rita pela condecoração, classificando-a como “um reconhecimento plenamente merecido, que honra o percurso, a dedicação e a liderança que tem demonstrado ao longo de toda a sua vida profissional”.

Para o chefe do executivo açoriano, Jorge Rita “impôs-se pelo trabalho sério, pela capacidade de diálogo e pela visão estratégica com que tem defendido os agricultores açorianos”, sendo “uma voz competente e responsável, capaz de construir consensos e de representar com prestígio a agricultura dos Açores em múltiplos fóruns regionais e nacionais”.

Figura de referência no associativismo agrícola, Jorge Rita iniciou a sua atividade no setor em 1999, como vice-presidente da Associação Agrícola de São Miguel e da Cooperativa União Agrícola. Em 2002, foi eleito presidente de ambas as instituições, funções que ainda exerce.

Desde 2008, lidera também a Federação Agrícola dos Açores e é vice-presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP). Paralelamente, preside ao Centro de Estratégia Regional para a Carne dos Açores (CERCA) e ocupa outros cargos de relevo a nível nacional, incluindo a presidência da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Criadores da Raça Frísia (desde 2003) e da Associação Nacional de Engordadores de Bovinos (desde 2013), entre outros.

José Manuel Bolieiro sublinhou ainda que a distinção agora atribuída por Marcelo Rebelo de Sousa constitui “o reconhecimento de uma vida de entrega ao setor agrícola e aos seus profissionais”, afirmando que “os Açores se congratulam e se orgulham” do contributo de Jorge Rita “para o progresso da agricultura regional”.

 

PUB