PUB

Jovens de origem açoriana residentes nos Estados Unidos vão beneficiar de cursos de verão nos Açores, no âmbito de uma parceria do Governo dos Açores, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento(FLAD) e academia açoriana.

Na assinatura do protocolo, o presidente do Governo dos Açores considerou que a iniciativa, que partiu da Universidade dos Açores, vai permitir “reforçar as relações com as novas gerações” de açorianos nos EUA.

José Manuel Bolieiro, que falava em Ponta Delgada, referiu que a iniciativa para além de promover o conhecimento das raízes dos jovens, “no quadro da relação transatlântica há tanto potencial para desenvolver” no futuro, sem descurar a memória e a história.

O presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), Morais Sarmento, referiu que a iniciativa se integra em outra desenvolvida há mais de 10 anos pela instituição e que trouxe ao país cerca de dois mil jovens.

Morais Sarmento destacou a necessidade de “criar pontes” do país com os EUA, com “evidente preponderância para os Açores”, devido à dimensão da presença açoriana naquele país.

Susana Mira Leal, reitora da Universidade dos Açores, declarou, por seu turno, que os cursos de verão terão lugar em 2026 e 2027, abrangendo as ilhas Terceira, Faial e São Miguel, surgindo a iniciativa no âmbito das comemorações dos 600 anos do descobrimento dos Açores, dos 50 anos da autonomia regional e academia.

 

PUB