A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, anunciou esta sexta-feira a disponibilização de novas funcionalidades na aplicação mySaúde Açores, que passam a estar acessíveis a todos os utilizadores registados no arquipélago.

A governante falava na cerimónia que assinalou a integração do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, na plataforma, concluindo assim o processo de ligação de todas as unidades de saúde e hospitais dos Açores ao sistema digital.

Entre as novas funcionalidades, destaca-se a possibilidade de os utentes do Serviço Regional de Saúde (SRS) visualizarem, em tempo real, os tempos de espera nas urgências, com base na triagem de Manchester, permitindo saber quantas pessoas se encontram em espera e em que categoria de prioridade.

Outra novidade é o acesso às referenciações para consultas e cirurgias, onde passa a constar a respetiva data de inscrição. A aplicação inclui ainda inquéritos de satisfação sobre os cuidados prestados, permitindo um acompanhamento mais próximo das necessidades dos utentes e promovendo a melhoria contínua dos serviços de saúde.

Durante a cerimónia, Mónica Seidi agradeceu o trabalho e a dedicação dos profissionais envolvidos na integração do HDES, sublinhando a complexidade do processo “dada a dimensão e o elevado número de utentes” do hospital. A titular da pasta da Saúde adiantou que continua em curso o carregamento do histórico de episódios clínicos desde 1 de janeiro de 2024.

O mySaúde Açores é um projeto cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e tem como parceiro tecnológico a Siemens Healthineers. Segundo a governante, a plataforma atingiu a meta de registos antes do prazo previsto, contando atualmente com mais de 30 mil açorianos registados.

Mónica Seidi reafirmou a confiança no projeto, sublinhando que o mySaúde Açores posiciona o arquipélago como pioneiro no uso de novas tecnologias aplicadas à saúde, “num território marcado pela dispersão geográfica, onde os utentes passam a estar verdadeiramente no centro do sistema de cuidados”.

PUB